sábado, 25 de abril de 2009

Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia do ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Páscoa dos Judeus, conforme podemos ver em Ex12,1-6 – Dia 14, isto é, 14º dia que foi visto a lua nova, (A fase da lua é de sete dias, logo a cheia seria no dia 14). De 19 em 19 anos a esta data coincide. Então o mês é lunar, isto é, inicia-se com a 1ª visão da lua nova. O dia em que o Povo de DEUS atravessou o Mar Vermelho era lua cheia.
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

Nenhum comentário:

Postar um comentário