domingo, 1 de novembro de 2009

JUDAS ISCARIOTES ESTÁ NO INFERNO, MAS DEPOIS IRÁ PARA O CÉU?
Por Marcos Monteiro Grillo

Nome do leitor: Edgar Leandro da Silva
Cidade/UF: Caruaru/PE
Religião: Cristã
Confissão: Católica
Mensagem========Prezados Amigos,
Pax Domini!
Espero que estejam bem!
Escrevo-lhes hoje porque tenho uma dúvida vinda de um amigo. É que o mesmo me afirmou que Judas Iscariotes, está no inferno, mas vai sair de lá e vai para o céu isso é verdade?
No Evangelho de São Mateus, 19 no versículo 27 e 28 diz o seguinte:
27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? 28 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Jesus disse isso aos seus doze apóstolos, e isso inclui Judas. Mas em Atos dos apóstolos Cap,1 e do Versículo 15 em diante diz que Judas Iscariotes foi predestinado como filho da perdição e foi para o inferno.
Logo com isso gostaria de saber se é correto afirmar que Judas foi para o inferno e depois poderia ir para o céu, e porque?
Desde já agradeço pela sua ajuda.
Ad Majorem Dei Gloriam.
EDGAR
Prezado Edgar,
A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Agradecemos pelo contato e pela confiança depositada em nosso apostolado.
Com relação à sua dúvida, parece-me que seu amigo parte de uma interpretação demasiado literalista do texto sagrado. A respeito dessa passagem, vejamos o que escreveu São João Crisóstomo:
“Mas como se cumpriu esta promessa? Porventura sentar-se-á também Judas? De jeito nenhum. Porque diz a Lei de Deus, promulgada pelo profeta Jeremias (Jr 18,9-10): "9. Outras vezes, em relação a um povo ou reino, resolvo edificá-lo e plantá-lo.10. Se, porém, tal nação proceder mal diante de meus olhos e não escutar minha palavra, recuarei do bem que lhe decidira fazer."; que equivale a dizer: Se fazem-se indignos de minha promessa, não farei o que prometi, e Judas fez-se indigno do apostolado. Por esta razão, ao dirigir-se o Senhor a seus discípulos, não disse simplesmente: "Sentar-vos-eis", senão que acrescentou: "que me seguistes", para deste modo excluir a Judas e atrair a todos os que depois deviam seguir ao Senhor. De maneira que as palavras do Senhor foram dirigidas não só aos apóstolos e excluem a Judas, que já era indigno.” (São João Crisóstomo, Homiliae in Matthaeum, hom. 64,2)
Vejamos agora o que disse Santo Agostinho sobre a mesma passagem:
Daqui devemos tirar como conseqüência que Jesus julgará juntamente com seus discípulos. Por isto se diz aos judeus em outro lugar (Mt 12,27; Lc 11): "E serão juízes vossos". Não devemos achar que porque o Senhor diz que sentar-se-ão seus discípulos sobre doze tronos, não julgarão em união com o Senhor mais que só doze homens a todo o gênero humano, porque o número doze expressa toda uma multidão de juízes, tomando em conta, que as duas frações que constituem o número sete - isto é, três e quatro - significam com freqüência a universalidade das coisas; e multiplicadas essas duas frações formam o número doze. De outro modo Matías, que foi eleito em lugar do traidor Judas, nem o apóstolo São Paulo, que trabalhou mais que todos os outros, não teriam onde se sentar no tribunal. O mesmo Paulo não deixa lugar a dúvidas de que ele, em união com os outros santos, serão juízes, quando diz (1Cor 6,3): "Ignorais que nós julgaremos aos anjos?" (Santo Agostinho, De civitate Dei, 20,5)
Com base no que disseram São João Crisóstomo e Santo Agostinho, podemos concluir que:
1) A promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo consignada na passagem em questão não se restringe aos apóstolos, mas se estende a todos os santos, isto é, a todos os que, tendo seguido fielmente a Cristo, alcançarem a bem-aventurança eterna. Por essa razão, o número doze não deve ser entendido de forma literal.
2) A promessa foi feita, sim, a Judas Iscariotes, mas este se perdeu (tornou-se “indigno”, nas palavras de São João Crisóstomo), e por isso foi excluído daquilo que Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu a todos quantos lhO seguirem.
À guisa de complemento, sugiro a leitura de uma homilia de Sua Santidade Papa Bento XVI, intitulada “Judas Iscariotes e Matias”, a qual foi publicada em nosso site e pode ser lida no link abaixo:
http://www.veritatis.com.br/article/5022
Fraternalmente,Marcos M. Grillo
Todos os artigos disponíveis neste sítio são de livre cópia e difusão deste que sempre sejam citados a fonte e o(s) autor(es).
Para citar este artigo:
GRILLO, Marcos Monteiro. Apostolado Veritatis Splendor: JUDAS ISCARIOTES ESTÁ NO INFERNO, MAS DEPOIS IRÁ PARA O CÉU?. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/5961. Desde 06/10/2009.

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